Pois é...
Depois de dois dias na cidade luz, voltei pra Nantes.
Vamos aos fatos \o
Sexta a noite: parto para a estação de trem as 19 horas para pegar o TGV Nantes-Paris de 20 horas.
Chego em Paris 2horas e 20min depois, às 22:20, na Gare de Montparnasse, e vou encontrar meus amigos na Gare de Lyon. De lá vamos todos para a casa de um deles na École Centrale Paris, que não fica em Paris, mas em Chatenay Malabry, subúrbio de Antony, que é subúrbio de Paris. Sim, a École Centrale Paris fica no subúrbio do subúrbio de Paris =)
Conversamos, rimos, e fomos dormir =)
Sábado - 13/10
Acordamos as 9:00, nos arrumamos e fomos para a Cidade Luz.
Depois de andar 15 minutos até a estação de RER (quase um metrô) e depois mais 40minutos entre RER e metrô, trocando uma vez de linha, chegamos no Grand Arc. Uma construção de nome muito criativo, já que ela é um... grande arco o_O
Mas tudo bem...
Depois fomos andandando um pouco pela Esplanade de la Defense e descemos pro metrô de novo, até o Champs Elysée.
Quase não é chique lá... Pouca loja cara, Louis Vuitton, Cartier... Parece até o Quadrilátero do Charme de Ipanema... estranho =P
Seguindo pelo Champs Elysée a gente sai direto no Arc du Triomph. Muito grande e muito bonito também! Ele é o centro de uma rotatória gigante, aonde chegam só 12 ruas! Mas não são 12 ruazinhas não... são dozes ruuuas... é bizarro! Muito grande..
Depois do Arc du Triomph, a gente foi almoçar no McDonald's do Champs Elysée, e encontramos com a Lisa lá. A Lisa é uma francesa que nasceu em São Paulo, amiga da Lúcia =) Quando eu soube que ia pra Paris liguei pra ela, pra gente se encontrar e ela fazer um tour de Paris com a gente.
Almoçamos e continuamos nosso tour.
Pegamos o metrô e fomos direto para a Tour Eiffel!
Ela é linda... Muito grande! Só não deu pra gente subir, porque as filas são igualmente grandes, e a gente tava sem tempo pra visitar tudo. Então fomos andando, passamos
por baixo dela, chegamos no Champs de Mars, e fomos andando até o Hotel des Invalides. Ele é muito grande, tem uma abóboda dourada, e é aonde está a tumba de Napoleão!
Depois pegamos o metrô de novo e fomos até a Cathedral de Notre Dame. A gente entrou pra conhecer, e pra nossa surpresa, tava tendo uma missa lá dentro! Muito lindo... a catedral é gigantesca, e lotada de gente! O órgão de 32 tubos tocando, um som sem igual.
Saindo da Notre Dame fomos caminhando em direção ao Hotel de Ville, a prefeitura da cidade, aonde passaram alguns dos jogos de rugby da Copa do Mundo. Tava o telão lá montado, mas dizia que a semi-final não ia ser passada lá.
Continuamos andando até uma biblioteca, pegamos o metrô e fomos para o Musée du Louvre.
Muito maneiro! Aquela pirâmide em vidro, gigante, cheia de outras piramidesinhas em volta... e alguns chafarizes, e muita gente, pra variar...
Não descemos no Louvre porque a gente já tava meio atrasados. Fomos pra casa, e a Lisa foi encontrar o namorado.
Tomamos banho e nos arrumamos pra ir assistir a semi-final no telão que estava no Champs Mars.
Chegamos lá, vimos um pedaço do primeiro tempo, e no fim dele fomos procurar um lugar pra comer. Comemos no McDonald's, e depois voltamos pra casa.
Domingo - 14/10
Esse foi um dia solitário =)
A Lili pegou o trem das 10:20 pra Marseille, e a Paulinha pegou o de 14hrs pra Lyon. Só eu que peguei o trem das 21hrs pra Nantes, então resolvi aproveitar o domingo pra conhecer mais um pouco da cidade.
Acordei cedo, como sempre, e fui para o Louvre, mas dessa vez eu desci e vi a pirâmide invertida do Código DaVinci =) Não entrei no museu porque eu não ia ter tempo suficiente pra conhecer o Louvre como eu quero, então resolvi deixar pra outra oportunidade.
Saindo do Louvre, fui para o Hotel des Invalides, ver as exposições que tinham lá. Primeira coisa que eu vejo: o túmulo de Napoleão! E que túmulo bizarro... bem megalomaníaco... hehe
Depois de ver toda a exposição sobre Napoleão, que não era tão grande, fui para a exposição sobre a 1a. e 2a. guerras mundiais!
Essa sim... incrível! Cada roupa usada pelos exércitos, as táticas de guerra, as armas, meios de transporte, tudo... cada detalhe de cada uma das guerras exposto lá. Uma exposição gigantesca, mas que realmente vale a pena ver.
Quando eu acabei essa exposição, já estava meio sem tempo, então deixei de ver a exposição sobre Armaduras e Armas Antigas e fui para Montmartre, aonde fica o Moulin Rouge.
Chegando lá, tirei umas fotos, andei um pouco e fui almoçar.
Depois do almoço fui direto para a Basilique du Sacre Coeur de
Montmartre, uma basílica gigantesca, e muito linda! Toda branca, em uma região elevada de Paris, onde a gente pode ver quase a cidade toda! E como todas as igrejas daqui, cheia de vitrais e linda por dentro.
Depois da Sacre Coeur, voltei para a Notre Dame para tirar mais fotos, conhecer o outro lado da catedral, e voltei para casa para me arrumar, descansar um pouco e ir para a gare pegar meu trem.
Voltei para Nantes de 1a. Classe, cheguei aqui, e fui descansar, porque meu pé estava completamente destruido =)
É isso... quem chegou até aqui, parabéns! Espero que tenham gostado da minha viagem.
Ah, todas as fotos da minha viagem em:
http://felipequintella.multiply.comSaudades de todos!
Bjos.